Primeiro Setênio e os Tipos Constitucionais.
“A criança precisa tornar-se corretamente um ser que imita, onde seja ofertado um Mundo Bom.” Rudolf Steiner
A natureza trimembrada do organismo humano.
O tipo constitucional é observado no primeiro setênio e auxilia a criança a expressar e revelar seu interior.
Rudolf Steiner baseou a sua descrição dos tipos constitucionais na natureza trimembrada do organismo humano. Onde podemos observar o sistema neurossensorial, o sistema rítmico e o sistema metabólico motor.
O sistema neurossensorial (SNS) está localizado no polo cefálico do ser humano, o cérebro e os órgãos sensoriais. É uma região fria, com predomínio da inércia e do catabolismo e tendência ao endurecimento e estruturação.
Observamos ossos - calota craniana- envolvendo os órgãos.
Algumas expressões como: “Esfria a cabeça!”, “Cabeça dura” não são por acaso.
O sistema rítmico (SR) está localizado na esfera do meio, onde coração e pulmão dão a alternância contínua e rítmica. É uma região que traz saúde. Nessa esfera que harmonizamos as nossas necessidades pessoais e o envolvimento com o mundo. Harmonizamos também a polaridade entre sistema neurossensorial e sistema metabólico motor (opostos complementares). Temos aqui a possibilidade de darmos de nós mesmos para o mundo, pois podemos ressuscitar alguém com o excedente de oxigênio que devolvemos para a atmosfera. Nos sentimos verdadeiramente humanos.
Observamos as costelas - caixa torácica - envolvendo os órgãos.
O sistema metabólico motor (SMM) está localizado no polo metabólico do ser humano, músculos e órgãos internos. É uma região quente, com predomínio do movimento, do anabolismo e tendência à dissolução.
Observamos ossos envolvido por músculos.
Quando ouvimos falar de escalda-pés ou bolsa de água quente na barriga, também não é por acaso.
Quando temos a Odontologia e a Medicina permeadas pela Antroposofia, elas assumem um caráter educativo, pois podemos observar a natureza trimembrada do paciente e orientar na conduta que harmonize sua saúde geral. E a Pedagogia Antroposófica - Waldorf - assume um caráter curativo por respeitar e atuar corretamente em cada época de desenvolvimento da criança.
O desenvolvimento da criança ocorre pela interação rítmica entre as forças do Magnésio de expansão e crescimento, associado ao SMM e do Flúor de contração e endurecimento, associado ao SNS. A correta incorporação do cálcio pelo organismo ocorre pela ação conjunta dessas forças, sendo fatores dominantes no metabolismo calcário nos dentes.
O desequilíbrio entre as forças do Magnésio e do Flúor resulta em disposição patológica que pode se manifestar constitucionalmente através de doenças físicas inflamatórias ou escleróticas e também doenças anímicas (ligadas à alma) histeria ou a neurastenia respectivamente.
Tipos Constitucionais
Criança Cabeça Pequena - SNS - Associada às forças do Flúor.
Criança Cabeça Grande - SMM - Associada às forças do Magnésio.
Criança Cabeça Pequena
As crianças cabeça pequena apresentam natureza sensorial e cristalizante com prevalência de forças do Flúor. O cérebro é o órgão do espírito pensante e nosso pensar está ligado aos sentidos básicos - audição, paladar, visão, tato e olfato - que trazem a experiência sensorial à consciência. Nos atos de percepção e do pensamento, nos tornamos semelhantes ao mundo. Temos a capacidade de internalizar o mundo tal qual ele é e deixá-lo nos impressionar. Essas impressões formam a riqueza de nossa vida anímica. Nos tornamos mundo no processo perceptivos. Quanto menos, os órgãos sensoriais, modificarem o mundo externo que chega até nós, melhores serão suas funções.
Suas características são a consciência, o realismo, o excessivo estado de alerta e a tensão. São mais terrenas e concentradas, com tendência a manifestações nervosas, uma certa melancolia e de aparência pálida. O temperamento melancólico / colérico.
Com tendência a dermatoses e pouca febre. Podem apresentar dentes menores (microdontia) e trocas dentárias precoces. Sua constituição física é bastante estruturada e o corpo físico pequeno, aparentam ser mais velhos do que são. Tendência à hipertonia e à rapidez, estão sempre em movimento.

Animicamente mostram um amadurecimento precoce e excitabilidade, além de uma lucidez acentuada dos sentidos. Exibem ideias rígidas, fixas, materialistas e podem ser petulantes.
A força do Flúor cria um egocentrismo centralizado, que faz com que o indivíduo se feche em seu próprio mundo interior de interesses, de desejos, podendo “esquecer familiares e demais relações normais”, vivendo somente em função de suas próprias gratificações anímicas.
A individualidade não penetra o suficiente no metabolismo e uma forma de ajudar essa criança é colocar calor na barriga à noite ao dormir através de bolsa de água quente e adicionar fruta às refeições como sobremesa, traz um efeito revigorante no metabolismo.
Criança Cabeça Grande
A criança cabeça grande apresenta natureza inconsciente e metabólica com prevalência das forças do Magnésio. Nós imprimimos sobre o mundo com os dentes e ao longo da digestão. O mundo morre no que diz respeito a sua própria existência e renasce em nós na atividade metabólica, tornando-se substância humana. Quando o processo digestivo ocorre normalmente, nada permanece da forma como era. Se isso não ocorrer teremos intoxicação e intolerância alimentar.
Suas características são a inconsciência, sonhadoras e perdidas em pensamentos. São mais cósmicas com pouca concentração. Sonolentas, vida interior rica (imaginativas), alegres, bochechas vermelhas e formas arredondadas, configuração física pouco formada. Os cabelos encaracolados - acolhem as forças do Cosmo. O temperamento sanguíneo / fleumático. Com tendência à doenças febris e erupção cutânea inflamatórias. Podem apresentar dentes maiores (macrodontia) e trocas dentárias tardias. Podendo existir uma debilidade geral do tecido conjuntivo, tendência à hipotonia e à lentidão.

Animicamente mostram um amadurecimento tardio e uma lentidão no desenvolvimento geral, são “eternas" crianças.
A força do Magnésio é a mediadora do pensar determinado e do querer inconsciente e organicamente essa função é coordenada pelo fígado, a sede de nossa vontade. A bile expressa nossa volição, a nossa capacidade de agir no mundo, de enfrentar os desafios e de realizar nossas metas.
A individualidade não penetra o suficiente no polo cefálico e uma forma de ajudar essa criança é passar água fria na cabeça de manhã e ofertar uma alimentação com sal.
Quando percebemos se um dos sistemas - SNS ou SMM - está predominando em sua atividade, devemos harmonizar, impulsionando o que está ‘adormecido’. E isso pode ser feito por um profissional habilitado pela Antroposofia, pois utilizará cuidados mais naturais como uma adequação alimentar e algumas orientações salutogênicas, e quando necessário indicará o uso de medicações dinamizadas.
Quando temos a oportunidade de passar pelo processo biográfico com um aconselhador biográfico capacitado, podemos harmonizar as características que podem nos aprisionar na vida. O tipo constitucional quando não harmonizado pode tornar-se uma sombra na vida adulta, com manifestações físicas e emocionais. A partir do momento que nos conhecemos, podemos nos educar e nos desenvolver.
Deixo um verso de Goethe para meditação:
Duas graças há no respirar
Inspirar o ar
E dele se livrar
Inspirar constrange
Expirar liberta
Tão linda é feita a vida uma mescla
Agradece a Deus quando ele te aperta e agradece de novo quando te liberta.
Bibliografia
- Blanco, Gerardo Antonorsi - Temas de Odontologia Ampliados pela Antroposofia - 1992.
- Bota, Dr. Victor - Medicina Antroposófica Uma Ampliação da Arte de Curar - Vol 1 - 1984.
- Köning, Karol - Irmãos e irmãs. Um estudo em psicologia Infantil. De Antroposófica - 2006.
- Steiner, Rudolf - Os Tipos Constitucionais nas Crianças - comentada por Michaela Glöckler - 2007.
- Wolf Dr. Otto - A imagem do homem como base da arte médica - 1978.
Tags: